top of page
Buscar
  • Foto do escritorPerito Weiller R. G. Silva

Perícia de acidente de trânsito

Como um Expert em acidentes de trânsito pode guiar a direção de um caso de justiça para que a sua conclusão seja a única possível.

Os estudos na área de acidentes de trânsito são numerosos devido a crescente demanda por carros mais seguros, que fez com que grandes fabricantes de veículos em conjunto com órgãos governamentais e associações independentes, estudassem as principais causas de acidentes de trânsito e como evita-los.

Por conta disso, nos últimos anos, diversos experimentos científicos contribuíram para um entendimento muito mais amplo dos acidentes, nos bonificando com dados e métodos matemáticos que nos permitem, a partir do resultado final de um sinistro, isto sendo, marcas pneumáticas, os fragmentos que desagregam dos veículos, os amassamentos e outras deformações, as sulcagens, as posições finais de imobilizações, e eventuais deformações na pista de rolamento, traduzir o modo pelo qual o acidente investigado ocorreu.

Um perito judicial tem, hoje em dia, dezenas de métodos a sua disposição para reverter a linha do tempo, partindo do fim do acidente em direção ao começo, demonstrando passo a passo a dinâmica envolvida, e quais foram os fatores determinantes para que o acidente acontecesse.

Valendo lembrar que este é o objetivo primordial de uma perícia, determinar a causa do acidente, e não apontar se alguém estava ou não seguindo as leis de trânsito. Alta velocidade é uma causa de acidente se, e somente se, caso o condutor do veículo em alta velocidade estivesse em velocidade mais baixa, o acidente não teria acontecido. Esta é a causa determinante, o fator que, se retirado do acidente, este não aconteceria, podendo ser originado por conduta humana, falha mecânica, obstáculos na pista de rolamento, etc.

Mesmo assim, não é difícil de se deparar com perícias de baixíssima qualidade no Brasil, com textos que não chegam a conclusão nenhuma, ou possuem falhas de natureza técnica que passam despercebidas, por falta de um profissional especializado na área para aponta-las.

Por conta disso, um profissional especializado na área, que se atualiza com frequência e sabe a maneira corretar de usar todas as ferramentas ao seu dispor, pode não só trazer luz aos fatos previamente desconhecidos do acidente, como também desqualificar uma avaliação pobre feita por um profissional fraco, guiando a conclusão do caso para aquela que é a única opção possível pelos modelos matemáticos aplicados, visto que na matemática só existe uma resposta certa.


bottom of page